É tempo de ficar em casa. Mas, enquanto você está seguindo as recomendações de segurança e saúde neste período de pandemia de coronavírus, quem está protegendo a sua empresa? Hoje, você aprende como manter a segurança de empresas à distância. 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que a previsão para a normalização do movimento e reabertura dos comércios e eventos deve acontecer em até 3 meses. Enquanto isso, diversas cidades ao redor do mundo estão de quarentena. Ou seja, milhares de empresas manter as portas fechadas. 

Logo, empresas de pequeno, médio e grande porte estão se adaptando para trabalhar em turnos reduzidos. Assim como, dando férias coletivas aos funcionários e fazendo home office. Entre outros planos de emergência, para que as pessoas saíam o mínimo possível para fora de casa. 

Assim, o número de empresários que estão com seus negócios quase vazios teve grande aumento. O que gera uma muita preocupação sobre a segurança patrimonial do local de trabalho. 

Portanto, é preciso encontrar alternativas para manter a segurança de empresas à distância. Confira agora quais são os métodos mais efetivos para fazer essa proteção sem sair de casa. 

Segurança eletrônica

A segurança eletrônica nasceu como alternativa para substituir, até certo grau, o monitoramento tradicional. Feito por vigilantes e demais profissionais de segurança.

Esse modelo de monitoramento é feito através de equipamentos como alarmes, câmeras e sensores. Que são controlados 24 horas por dia por uma empresa de segurança que se encontra afastada do local monitorado. 

Segundo a ABESE – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, o objetivo da segurança eletrônica é lidar “com diversos tipos de tecnologias disruptivas como leitores faciais, rastreadores, videomonitoramento, controles de acesso, o que envolve portarias remotas, dentre outros recursos voltados para a otimização da segurança, promovendo segurança inteligente.”

Monitoramento por vídeo 

Quando pensamos em segurança à distância, a primeira ideia que surge são os vídeos de vigilância. Porém, se você já viu filmes de ação ou acompanha os noticiários, deve saber que apenas esse modelo de monitoramento não é efetivo. 

Quantas vezes nos deparamos com assaltantes que ignoram as câmeras por saberem que as imagens podem não ajudam efetivamente na solução do caso?

As câmeras que fazem monitoramento por vídeo são importantes para complementar um plano de segurança mais completo. Seu papel principal é oferecer uma visão da empresa para os gestores enquanto eles não podem estar no local. 

No entanto, é importante ressaltar que essas imagens captadas devem ser vistas não só por pessoas que trabalham na empresa. Devem ser monitoradas por uma equipe de segurança especializada, que saberá como agir caso haja algum risco à empresa. 

Sistema de alarmes

O modelo mais eficiente de alarme, hoje, é o de acionamento à distância.

É possível encontrar diversas empresas que se especializaram em tecnologia da segurança. Elas oferecem sistemas de monitoramento que podem ser acionados pelo celular. Como por exemplo, os sistemas de alarmes que podem ser armados e desarmados com poucos cliques de um smartphone ou tablet. 

Neste mesmo modelo, funcionam as trancas de portas e entradas da empresa. Que podem contar com sensor de movimento integrado com câmeras. Essas que enviam as imagens para a central de segurança e para os celulares cadastrados. 

Gerenciamento de equipe 

Mesmo com o grande número de pessoas fazendo home office nesse momento de contingenciamento da disseminação do covid-19, há algumas empresas com serviços essenciais para a sociedade que não podem parar. 

Sistemas de segurança eletrônica também são efetivos para diminuir o número de trabalhadores que precisam sair de casa para gerir uma equipe. Por permitirem que os gerentes e proprietários vejam o que está acontecendo em seus negócios, é possível que menos pessoas vão trabalhar e fazer o gerenciamento da equipe virtualmente.

A TFI pode te ajudar a garantir a segurança de empresas à distância. Somos uma empresa focada na resolução de eventos críticos e de alto risco a partir do trinômio liderança, desenvolvimento e segurança. Isso quer dizer que nossa equipe é especialista em solucionar possíveis riscos que o seu negócio pode correr. Através de mentorias, vistorias, consultorias e auditorias desenvolvidas especificamente para as suas necessidades. 

Portanto, se você procura traçar todos os pontos fracos e fortes da sua empresa para depois contratar um sistema de segurança que se adapte às suas urgências, conte conosco! Sendo assim, a segurança de empresas à distância pode ser garantida com a união de forças humanas e tecnológicas. 

É importante ressaltar que, neste momento de instabilidade, mais do que nunca, é preciso garantir a segurança do seu patrimônio. Assim como estão sendo desenvolvidas medidas de segurança à saúde da população. Logo, a equipe TFI pode fazer um atendimento remoto para sanar as suas dúvidas.  

Compartilhe!